STAKEHOLDER
Prof. Dr. Koiti Egoshi
Copyright @ Koiti Egoshi, 19 de outubro de 2008; 26 de
Setembro de 2015
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Stakeholder é Parte
Interessada.
Stakeholder é qualquer agente que está relacionado com
uma empresa. Esse agente pode ser tanto uma organização social quanto um indivíduo
que pode influenciar uma empresa e ser influenciado pela mesma.
Serra e Outros (2003, p. 18)
definem stakeholder como “todos os agentes ou grupos que contribuem para o
desempenho da organização ou que são de algum modo, afetados por ela. Por
exemplo, funcionários de todos os níveis, acionistas, clientes, comunidade,
governos federal, estadual e municipal”. Já Wright, Kroll e Parnell (2000, p.
80) simplesmente definem stakeholder como “individuo ou grupo que é afetado
pelas operações de uma empresa ou pode influenciá-las”.
Essa palavra foi inventada por R.
Edward Freeman (1951) na década de 1980, no seu livro Strategic Management: A
Stakeholder Approach publicado em 1984. Freeman é filósofo
norte-americano e professor de Administração na Darden School de University of
Virginia. Formou-se em Artes em 1973 na Duke University, e doutorou-se na
Washington University em 1978.
Freeman inventou essa palavra genérica
que era necessária, na ausência de outra. Deve ter se inspirado na palavra
shareholder, que significa acionista. Ele
necessitou de uma palavra comum, que substituísse uma longa lista dos mais
diversos agentes, para os quais se deve de estabelecer estratégias
diferenciadas. Esses mais diversos agentes são: acionistas, investidores, administradores, funcionários, fornecedores, clientes, consumidores, parceiros, concorrentes, associações, sindicatos, governos, ONGs e vizinhanças em torno
das empresas, dentre outros.
Stakeholder é todo e qualquer
agente comum envolvido com uma Empresa. Na realidade do mundo de negócios, são as mais diversas Partes Interessadas (Stakeholders) sobre uma Empresa – muito além de seus donos ou acionistas.
Uma empresa a partir do momento em que é reconhecida no mundo como uma
pessoa jurídica, ela passa a ser de interesse geral, comprometendo-se perante a
sociedade – isto é, passa a ter Responsabilidade Social com os demais
stakeholders, muito além de seus donos ou acionistas.
Objetivando atender a interesses
dessas Partes Interessadas, muito
além de seus donos ou acionistas, é que já em 1976 foi instituída a Lei 6.404 ou Lei das Sociedades Anônimas (PRESIDÊNCIA DA
REPÚBLICA, 2015a). Também para esse mesmo objetivo, temos vigente
hoje a Lei 11.101 de 9 de Fevereiro de
2005 que “regula a recuperação judicial, a extrajudicial e a falência do
empresário e da sociedade empresária” (PRESIDÊNCIA
DA REPÚBLICA, 2015b).
Referências Bibliográficas
FREEMAN, R. Edward. Strategic Management: A Stakeholder Approach. Boston: Pitman, 1984, 276
p. Disponível em <http://www.getcited.org/pub/102292257>. Acesso em 26 set 2015.
FREEMAN, R. Edward and
PHILLIPS, Robert. Stakeholder Teory and Organizational Ethics. Berkeley:
Publishers Group West, 2003, 216 p.
SERRA,
Fernando; TORRES, Maria Candida S e TORRES, Alexandre Pavan. Administração Estratégica: Conceitos,
Roteiro Prático e Casos. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso, 2003, 178
p.
PRESIDÊNCIA
DA REPÚBLICA. Lei Nº 6.404
de 15 de Dezembro de 1976. Disponível
em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L6404consol.htm>. Acesso em 26 set 2015a.
PRESIDÊNCIA
DA REPÚBLICA. Lei Nº 11.101
de 9 de Fevereiro de 2005. Disponível
em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11101.htm>. Acesso em 26 set 2015b.
WIKIPEDIA. Stakeholder. Disponível em <http://en.wikipedia.org/wiki/Stakeholder_theory>. Acesso em 19 out 2008.
WIKIPEDIA.
R. Edward
Freeman. Disponível em <http://en.wikipedia.org/wiki/R._Edward_Freeman>. Acesso em 19 out 2008.
WRIGHT, Peter; KROLL, Mark J e
PARNELL, John. Administração Estratégica: Conceitos. São Paulo: Atlas, 2000, 433 p.