Anúncios Adsense

Pesquisar este blog

O Maravilhoso, Fascinante e Fantástico Mundo do Egoshi

Seja Bem-Vindo! Seja Bem-Vinda!



terça-feira, 19 de março de 2019


COMPETÊNCIDE CHA DE CONHECIMENTOS, HABILIDADES E ATITUDES
(V6.0)
Copyright @ Koiti Egoshi, 6/12/2015; 3/6/2016; 19/3/2019
Todos os Direitos Reservados – Permitida a Cópia, desde que citada Esta Fonte




CONHECIMENTOS são definições, conceitos, descrições e explicações sobre coisas conhecidas pela humanidade até hoje, bem como procedimentos em geral (disponibilizados em todas as formas).

São de dois tipos: Explícitos e Implícitos (ou tácitos).

Implícitos (ou Tácitos) são aqueles mais subjetivos de experiências práticas do dia a dia, de palavras faladas que estão pairando no ar ou de conteúdos que estão nas mentes e nos corações de indivíduos – que uma vez registrados de alguma forma, passam a serem conhecimentos explícitos.

Explícitos são aqueles que são mais objetivos e estão registrados nas mais diversas formas: impressas (livros, jornais, revistas, apostilas, anotações etc); aulas e palestras presenciais em geral; virtuais (intermediadas por computadores em rede Internet ou não – desde aplicativos e sistemas de informação rodando off-line (não conectados à Internet), até simples textos Web e serviços on-line (disponíveis na Internet).

Explícitos e Implícitos são conhecimentos complementares, suplementares e interagentes entre si.



HABILIDADES são destrezas em saber fazer coisas.

São de 6 tipos: Inteligenciais, Intelectuais, Psicomotoras, Sociocomportamentais, Musicais e Intuitivas.

As Habilidades Inteligenciais compreendem a Capacidade de Processar (Calcular e Comparar); a Memória de Armazenamento Dinâmico (Área de Trabalho) e a Memória de Armazenamento Estático (Permanente).

As Habilidades Intelectuais são aquelas de Pesquisar, Ler, Pensar, Raciocinar, Taxonomizar e Conteudizar; Desenvolver Projetos; implementar Organização & Gestão.

As Habilidades Psicomotoras são aquelas de Capacidade de Desenhar, Pintar, Esculpir e Montar Peças; Dançar e Praticar as Mais Diversas Artes Cênicas; Jogar as Mais Diversas Modalidades Esportivas; Praticar Artes Marciais etc.     

As Habilidades Sociocomportamentais são aquelas em Saber Fazer Articulações Políticas; Gestionar Efetivamente Profissionais e Empresas; Saber Efetivamente Argumentar em Público e Vencer Convencendo e Persuadindo Pessoas etc.    

As Habilidades Musicais consistem em Saber Cantar e Tocar Instrumentos Musicais.

As Habilidades Intuitivas são aquelas perceptivas além dos 5 Sentidos (TAOPV) (TAOPV é acrônimo de Tato, Audição, Olfato, Paladar e Vista - na sequência de desenvolvimento no feto humano)



ATITUDES são maneiras de agir e se comportar de alguém perante outros e coisas deste mundo.

Atitudes podem ser positivas e negativas.

As Atitudes Negativas são aquelas de uma forma geral são prejudiciais aos outros e às coisas deste mundo – senão, no mínimo geram mal-estar entre indivíduos.

As Atitudes Positivas são aquelas atitudes proativas em termos de moral e ética que devemos promover no mundo, principalmente em Gestão de Humanos nas empresas.    


Competêncide CHA  
é
a Efetiva Habilidade em Tomar Atitudes conforme Conhecimentos
em
Prol da Felicidade e do Sucesso.

Essa Efetiva Habilidade é de acordo com
a Situação que permite Eficiência e a Necessidade que exige Eficácia.

<Copyright @ Koiti Egoshi, 6/12/2015; 3/6/2016; 19/3/2019>


Nenhum comentário: