Anúncios Adsense

Pesquisar este blog

O Maravilhoso, Fascinante e Fantástico Mundo do Egoshi

Seja Bem-Vindo! Seja Bem-Vinda!



sábado, 10 de março de 2012

ACONTECEU A PROFECIA DE KUROSAWA
NO JAPÃO DEVASTADO POR TERREMOTOS E TSUNAMIS


O vice-presidente da Tokyo Electric Power Co. Sakae Muto e demais executivos
publicamente pedem desculpas pelo vazamento dos reatores nucleares em Fukushima
Fonte: Época Negócios Online (2011)


Assim que vi mais esta impressionante imagem que reflete toda uma cultura de decoro, ética e caráter do povo japonês, eu logo me lembrei de Akira Kurosawa (1910-1998), meu cineasta preferido. E me exclamei: aconteceu a Profecia de Kurosawa! E 21 anos depois, vemos as mais desoladoras imagens como esta: 

Usina Nuclear de Fukushima em chamas
Fonte: Odde.com.br (2011)


Kurosawa no seu filme Sonhos, de 1990, nos conta seus oito sonhos. Todos de caráter reflexivo, pacifista e naturalista. O seu sexto sonho, ele o intitulou “Monte Fuji em Vermelho. E o sétimo sonho, “O Demônio Chorão”.

Fiz uma resenha de ambos os sonhos. Em ambas resenhas, negritei frases e palavras-chave, para que facilite o meu prezado leitor na comparação e análise de fatos reais de hoje, com os  Sonhos  de Kurosawa. E peço ao leitor inteligente, que faça suas reflexões tire as suas próprias conclusões. 



MONTE FUJI EM VERMELHO

Monte Fuji em Vermelho
Fonte: WebCine (2007)


Um forasteiro chega em um local, em meio a uma multidão, que foge apavorada. Todos fogem em direção ao mar. O forasteiro surpreso, pergunta ao léu, se o Monte Fuji entrou em erupção.

Uma mulher com dois filhos e com ar de reprovação, lhe diz que é resultado de uma explosão de uma usina nuclear. Um homem de terno e gravata confirma, e explica que o vermelho do ar é por causa do Plutônio-239 que provoca câncer; o amarelo, o Estrôncio-90 que causa leucemia; e violeta, o  Césio-137 que afeta a reprodução e gera mutações. Defronte ao mar, explica ainda, que a humanidade acabará se matando no fundo do mar, por não agüentar os efeitos da radiação.

A mulher lamenta que essa desgraça aconteça também às crianças inocentes que ainda teriam a viver muito dignamente, e critica os responsáveis. O homem de terno e gravata revela que ele é um dos responsáveis – e em seguida, ele mesmo se atira ao mar.

Forasteiro tenta salvar a mulher e as crianças dos gases venenosos, mas em vão. Tarde demais.


O DEMÔNIO CHORÃO

O Demônio Chorão
Fonte: WebCine (2007)

Um forasteiro faz uma longa caminhada por uma terra escura, enfumaçada e devastada. Finalmente, após uma longa solidão, encontra um demônio de um chifreO demônio uiva de dor, apertando o chifre. Ele diz que antigamente, era humano e que onde estão, era um campo florido. Tudo mudou para horrível, depois que jogaram bombas nucleares. O campo ficou um deserto, a natureza ficou venenosa e em tudo provocou mutações: gigantescas flores dentes-de-leão, peixes com pelos e tudo o mais horripilantes. Nada há para se comer, e se um não comer ao outro, morre-se de fome.

O demônio explica que está chegando a sua vez. Que há uma hierarquia entre demônios: de um, de dois e de três chifres e ele então, com apenas um chifre, será comido pelos de dois e de três chifres. Se for comido será livre, mas não quer ser.

Explica que quando era humano, era fazendeiro e derramava leite no rio e enterrava batatas e repolhos colhidos na terra, só para aumentar seus preços. Lamenta-se, dizendo quão estúpido foi.

Todos os demônios eram todos igualmente poderosos como humanos, e assim permanecem da mesma forma no inferno, um mais poderoso que o outro. Quanto mais poderoso, mais chifres. Os de dois e de três chifres, um sofre mais que outro e mesmo que queiram, não podem mais morrer, porque ganharam a imortalidade. Adquiriram a imortalidade, atormentados pelos seus próprios corações.

O diálogo ia tão bem entre o demônio e o forasteiro, como velhos amigos, até que ambos deram-se conta de suas próprias naturezas e diferentes desígnios entre si. Então, o demônio sai em perseguição ao forasteiro, pela colina abaixo. 




Referências Bibliográficas

ÉPOCA NEGÓCIOS ONLINE. Executivos pedem desculpas por acidente nuclear. Acesso em 14 mar 2011. Disponível em <http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI217977-16355,00-EXECUTIVOS+PEDEM+DESCULPAS+POR+ACIDENTE+NUCLEAR.html>.

KUROSAWA, Akira. Sonhos. Los Angeles: Warner Bros, 1990. Filme.

ODDE.COM.BR. Usina Nuclear de Fukushima em chamas. Disponível em <http://www.oddee.com.br/artigo/japao-decreta-estado-de-emergencia-apos-problemas-em-usina-nuclear>. Acesso em 16 mar 2011.

WEBCINE. Monte Fuji em Vermelho. Acesso em 2 jan 2007. Disponível em <http://www.webcine.com.br/filmessc/sonhos.htm>.

WEBCINE. O Demônio Chorão. Acesso em 2 jan 2007. Disponível em <http://www.webcine.com.br/filmessc/sonhos.htm>.














Nenhum comentário: