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O Maravilhoso, Fascinante e Fantástico Mundo do Egoshi

Seja Bem-Vindo! Seja Bem-Vinda!



sábado, 5 de novembro de 2011

ACONTECEU A PROFECIA DE MATRIX NO JAPÃO



Olhe bem para estas duas fotos de oito meses atrás. Que grandes lições técnicas você colhe?

 Multidão aguarda na fila dos orelhões, em Tóquio
Fonte: Estadao.com.br (2011)


Pessoas formam fila para usar telefone público em estação de trem
depois de serviços metroviários e elétricos serem suspensos
Fonte: Folha Online (2011)


Tive a idéia de escrever este post, logo que vi ontem estas duas imagens (bem irônicas por sinal) que me fizeram lembrar do filme Matrix que faz crítica ao digital / virtual: “Os rebeldes só conseguem fugir de Matrix, através de telefones analógicos. Isso quer dizer que telefones analógicos são mais naturais que os digitais (que são mais facilmente manipuláveis)” (EGOSHI, 2011).

Neo no telefone analógico
Fonte: G8ors (2011)

Pessoas tiveram que ficar na fila para falar nos orelhões porque celulares deixaram de funcionar. Celulares deixaram de funcionar porque sistemas de informação deixaram de funcionar. Sistemas de informação deixaram de funcionar porque a energia elétrica foi bloqueada, por questões de segurança e / ou porque sua infra-estrutura de distribuição foi avariada.

Daí, registro aqui, as grandes lições que devemos aprender de coisas ruins que acontecem por aí (como aconteceu ao Japão no dia 11 de março de 2011 - quando a província de Miyagi na costa leste, foi devastada por terremoto de magnitude 9.0, seguido de tsunami):

1ª. Não depender totalmente das tecnologias da informação e comunicação. Tenha sempre contingência com uma ou mais tecnologias alternativas. E não descarte a tecnologia artesanal. Muito menos o seu simples raciocínio lógico-analítico funcionando sem o auxílio de quaisquer tecnologias. Porque dependendo só de tecnologias da informação e comunicação, você poderá vir a ser vítima de fortes terremotos. Lembre-se que tecnologias da informação e comunicação podem engessar e tornar inflexível uma empresa – e assim, abrir fendas e rachá-la em pedaços. Daí, um simples abalo sísmico poderá tornar-se um forte terremoto em cadeia sob um efeito dominó.

2ª. Tomar cuidado com tecnologia que depende de outras tecnologias para funcionar. Tecnologias que fazem funcionar uma outra tecnologia poderão vir a ser ondas altas e baixas de marés que poderão se transformar em tsunamis altamente afogadores.

3ª. Considerar que, a tecnologia analógica poderá em última instância, ser a saída para a recuperação de dados para novamente reconstituir o mundo real e assim, mais uma vez, oferecer disponibilidade de serviços com tecnologias da informação e comunicação. É por isso que japoneses, sabiamente, ainda mantêm o telefone analógico ao lado do telefone digital.

4ª. Conscientizar-se de que muito embora a ciência e a tecnologia tenham por demais progredido, jamais sobrepujarão a natureza. A natureza que é analógica é e sempre será, a mais forte.

5º. Jamais esquecer que, “quod me nutrit, me destruit (o que me nutre, me destrói)” (EGOSHI, 2011).

Assim falou Nietzsche (1844-1900)!





Referências Bibliográficas

EGOSHI, Koíti. Minhas Reflexões sobre Matrix. Disponível em . Acesso em 12 mar 2011.

ESTADAO.COM.BR. Multidão aguarda na fila dos orelhões, em Tóquio. Disponível em http://blogs.estadao.com.br/olhar-sobre-o-mundo/terremoto-no-japao/. Acesso em 11 mar 2011.

FOLHA ONLINE. Pessoas formam fila para usar telefone público em estação de trem depois de serviços metroviários e elétricos serem suspensos. Disponível em http://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/2364-terremoto-atinge-o-japao#foto-46617. Acesso em 11 mar 2011.

G8ORS. Neo no telefone analógico. http://g8ors.blogspot.com/2009/11/ayaphone-home_03.html. Acesso em 16 mar 2011

WACHOWSKI, Andy & WACHOWSKI, Larry. The Matrix. Los Angeles: Warner Bros, 1999. Filme.





 

quarta-feira, 2 de março de 2011

SER CHEFE É O MESMO QUE SER LÍDER?
Copyright @ KoitiEgoshi, 2004
Copyright @ KoitiEgoshi, 2007 – Versão 2.0
Copyright @ Koíti Egoshi, 2 de março de 2011 – Versão 3.0 
Todos os Direitos Reservados
permitido o Uso desde que citada esta Fonte 



 Ser Chefe
Fonte: Mary J. Barnett (2011)  


 
Ser Líder
Fonte: Felício (2011)


Não, não é.

Deixe-me explicar, sistematicamente.     

Leigos em Administração tratam chefia e liderança como sinônimos entre si. Não, não são sinônimos entre si – são duas coisas distintas, e muito diferentes entre si. Pelo menos no que tange às propriedades, às características e aos atributos profissionais no mundo dos negócios.

Mesmo alguns autores de Administração confundem o significado de uma coisa e outra. Até publicações do mundo dos negócios (e pasmem, dicionários!), chamam de líder àquele que está no topo e na dianteira no mercado competitivo.

Aqui, faremos uma distinção técnica que é necessária, entre ser chefe e ser líder.

Como bem fundamentou Fayol no seu Segundo Princípio Geral de Administração, chefe ou “autoridade consiste no direito de mandar e no poder de se fazer obedecer” (FAYOL, 1981, p. 45-46). Em outras palavras, chefe ou autoridade é formal e burocrata – contratado pela empresa para “mandar e no poder de se fazer obedecer” (FAYOL, 1981, p. 45-46) – sob delegação do seu superior, que contrata o chefe de acordo com perfil exigido e estabelecido na Descrição de Cargo e Funções, para exercer um poder formal e objetivo em nome da empresa. 

Enquanto chefe é formal, líder é informal, com poder subjetivo de carisma, de um indivíduo sobre outros. Carisma é magnetismo pessoal – próprio de um indivíduo que feito ímã, atrai outros que se sentem bem e seguros, com a sua presença e o seu apoio. Na realidade, você e outros apóiam e carregam o líder na direção que ele indicar. Calma, se você não nasceu com carisma, pode criar um jeitão seu de ser carismático. Aguarde mais um pouquinho que estou escrevinhando um livro tratando disso também, dentre outros assuntos deveras interessantes para você que quer ter sucesso e ser feliz.

Portanto, chefe e líder se complementam. Você como autoridade da empresa, tem obrigação de atuar como chefe – você foi contratado, e é pago para comandar subordinados (de cima para baixo / top down) e responder aos seus superiores (de baixo para cima / bottom up), sobre as atividades empresariais.  E aí, no seu exercício de chefe, é desejável que você atue com uma certa liderança. Certa liderança, que contribua para a conquista dos objetivos empresariais – e não aquela liderança, que seja prejudicial para a empresa.

Concluindo: é obrigatório que você sempre exerça a chefia, e desejável que atue com liderança pró-ativa para a empresa. Em outras palavras, empresa espera que você seja um camaleão. E se tiver que escolher entre exercer chefia ou liderança, escolha a chefia

Camaleão
Fonte: Mazungue (2011)

Agora sim, você começa a entender, porque aqueles indivíduos que são tão somente burocratas e yesmen fazem sucesso nas empresas em geral.

Vá em frente, com seu jeitão de ser camaleão!

Boa Sorte, camaleão!
Referências Bibliográficas

FAYOL, Henri. Administração Industrial e Geral. São Paulo: Atlas, 1981.
FELÍCIO, Willian Lira. Estória das Histórias. Disponível em http://ew-willianlira.blogspot.com/2011/01/para-ser-lider-e-preciso-estar.html. Acesso em 2 mar 2011.
MARY J. BARNETT MEMORIAL LIBRARY. Library Board Meeting. Disponível em www.guthriecenter.lib.ia.us/archive/2008/10/boardmeeting. Acesso em 2 mar 2011. 
MAZUNGUE. Fauna Africana. Disponível em http://www.mazungue.com/angola/index.php?page=Thread&postID=69624. Acesso em 2 mar 2011.


  

domingo, 27 de fevereiro de 2011

DOR DE BARRIGA FAZ IMPLODIR MUNDO ÁRABE

Copyright @ Koíti Egoshi, 27 de fevereiro de 2011
Todos os Direitos Reservados
Permitido o uso desde que citada a fonte

No Iêmen povo furioso exige a saída do presidente Abdullah Saleh
Fonte: Sequeira e Villaméa (2011, p. 80)

Como bem analisam Sequeira e Villaméa, “o mais notável nas revoluções árabes é que elas são movimentos genuinamente populares” (2011, p. 85); “mais do que a língua, a religião ou o fato de estarem flutuando sobre as maiores reservas de petróleo do mundo, o que vem unindo os povos árabes neste início de 2011 é a busca por melhores condições de vida” (2011, p. 83) e “uma coisa é certa: os árabes estão se acostumando com algo novo, e ainda terão que aprender a conviver com novas liberdades e lutar contra o veneno das religiões” (2011, p.86).

Sim, é pura verdade. Mas antes de partir em “busca por melhores condições de vida”, há uma verdade anterior que move revoluções: a fome.

Barriga subnutrida pode até agüentar roncar por anos e décadas, mas quando começa a doer, povo vira bicho-papão. Porque estômago vazio começa a comer a si próprio.

É o que está acontecendo no mundo árabe. E o mesmo aconteceu há uns vinte anos atrás, com os alemães do Leste.

Dezesseis anos após a derrota do Roberto (acrônimo de Roma, Berlim e Tóquio, respectivamente capitais da Itália, Alemanha e Japão) para a Eusa (acrônimo de Estados Unidos, União Soviética e Aliados), foi construído em “13 de Agosto de 1961” (Wikipédia, 2011) o Muro de Berlim que dividiu essa cidade e o país alemão em duas partes: a Republica Federal da Alemanha (pró-Estados Unidos) e a República Democrática Alemã (pró-União Soviética).

Em “9 de novembro de 1989” (Wikipédia, 2011), após 28 anos de profundas crises econômicas e distúrbios civis, o governo da República Democrática Alemã jogou a toalha: permitiu que seus cidadãos orientais visitassem seus irmãos ocidentais e assim, começaram a derrubar o Muro de Berlim.

Mas, o que realmente derrubou o muro sem dúvida, foi o enorme contraste econômico-social entre o leste (paupérrimo) e o oeste (rico), decorridos 70 anos após a queda dos czares da Rússia e tomada de poder pelos socialistas de Vladimir Lênin em 1919.

Quando bisbilhotavam o outro lado do muro, orientais viam seus irmãos ocidentais passeando felizes da vida, de Audis, BMWs, Mercedes e Ferraris. Enquanto que eles, famintos, maltrapilhos e mal pagos, estavam nas filas de espera, para pegar a ração do dia para sobreviverem.

Assim, bastaram mais dois anos depois, em 1991, para que toda a União Soviética implodisse. Porque era demais para agüentar tamanha diferença de qualidade de vida, entre aquela imposta pela ideologia comunista, e outra cada vez mais aprazível, proporcionada pela prática capitalista!

É essa brutal diferença de qualidade de vida que cidadãos árabes estão sentindo na pele hoje. Tudo parece indicar que, como alemães orientais (vítimas da ideologia comunista), cidadãos árabes estão começando a acordar de um sono profundo provocado pelo dogmatismo religioso do qual se valeram os tiranos para dominá-los e explorá-los, por décadas a séculos.

E tanto quanto os alemães orientais, os árabes começaram a bisbilhotar o outro lado do muro – desta vez, do muro virtual. Navegando pela Internet, perceberam que, cidadãos dos Estados Unidos e outras nações em franco progresso, usufruem excelente bem-estar geral, enquanto nos seus respectivos países, somente seus espertos e arrogantes governantes gozam excelente qualidade de vida.

Daí, essa onda libertária – que não só está ganhando vulto entre árabes, mas também está se alastrando para o resto do mundo onde cidadãos ainda não têm um mínimo de qualidade de vida mais digna.

Acordem, irmãos oprimidos de todos os cantos do mundo! Vocês é que se deixaram escravizar!

Libertem-se de sua servidão voluntária e tomem cuidado para não caírem nas mãos de outros tiranos oportunistas!

Atentem para esta sábia frase que La Boétie (1530-1563) nos legou: “É o próprio povo que se escraviza e se suicida quando, podendo escolher entre ser submisso ou ser livre, renuncia à liberdade e aceita o jugo” (LA BOÉTIE, 2009, p. 34).



Referências Bibliográficas

LA BOÉTIE, Etienne de. Discurso da Servidão Voluntária. São Paulo: Martin Claret, 2009.

SEQUEIRA, Cláudio Dantas e VILLAMÉA, Luiza. A Epidemia da Liberdade. Revista IstoÉ, 2 mar 2011, ano 35, nº 2155, pp 80-88. São Paulo: Três, 2011. Também disponível em http://www.istoe.com.br/reportagens/126147_A+EPIDEMIA+DA+LIBERDADE+PARTE+1> e <http://www.istoe.com.br/reportagens/126165_A+EPIDEMIA+DA+LIBERDADE+PARTE+2>. Acesso em 27 fev 2011.

WIKIPÉDIA. Muro de Berlim. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Muro_de_Berlim. Acesso em 27 fev 2011.







quinta-feira, 25 de novembro de 2010

terça-feira, 23 de novembro de 2010

QUAL É O SEGREDO DO SUCESSO?

SEIKOU = SUCESSO
Copyright @ Koiti Egoshi, 23 de novembro de 2010
Todos os Direitos Reservados


Qual é realmente o segredo do SUCESSO neste nosso mundo dos negócios?

Por que em geral norte-americanos sempre aparecem em destaque em todas as atividades humanas perante a humanidade, e nós brasileiros quase nada?

Nós brasileiros, não somos criativos? Não! Somos dos mais criativos do planeta, com o nosso jeitinho brasileiro, tanto para o mal quanto para o bem.

Brasileiros não atraem investidores? Não! Há muito tempo temos empresas estrangeiras instaladas no Brasil.

Não sabemos administrar? Não! Temos excelentes administradores administrando negócios e empresas cá e acolá. Temos até a Melhor Escola de Administração do Mundo: a Escola de Samba.

Somos ruins em promover nossos produtos? Não! Sabemos melhor que ninguém fazer gracinhas, agradar e persuadir todo mundo a comprar nossos produtos. Prova maior disso, é o estrondoso sucesso do nosso Carnaval de alegres passistas e mulatas gostosonas e belíssimas.

Então, por que não decolamos como os norte-americanos decolam?

Muito simples! Não somos unidos para ganhar dinheiro, eles são. Não somos unidos para coisas mais sérias, eles são. Somos unidos mais na alegria que na tristeza - eles, ao contrário.

Para que coisas sérias tenham sucesso, é necessária a união de quatro tipos de pessoas por um objetivo e uma missão em comum. Quatro tipos de pessoas que se complementem uns aos outros, cada qual cumprindo o seu preponderante e indispensável papel: PORRA LOKA, INVESTIDOR, ADMINISTRADOR e MARKETÓLOGO.

De Porra Loka criativo, é o que mais tem o brasileiro. Mas de nada adiantará só o Porra Loka.

Porra Loka tem que atrair um Investidor cheio de dinheiro que acredite nele, e ache que irá ganhar muito dinheiro com a sua criação. Só com eles, ainda não adiantará muita coisa.

Investidor só soltará seu rico dinheiro do seu bolso para um Administrador certinho e honesto, que saiba como ninguém, organizar toda uma estrutura para negócios e, sobretudo, saiba gerar mais dinheiro com dinheiro (otimizar ROI - Return over Investments). Que saiba também conter custos, evitar desvios e malversações do dinheiro do Investidor.

Por fim, alguém muito especial terá de promover e vender por aí, o produto de interesse comum do Porra Loka, Investidor e Administrador.

Esse alguém muito especial é o Marketólogo / Vendedor que consiga promover e vender o produto, por pior que seja. Mesmo contando um monte de mentirinhas por aí, com a maior cara de pau, e fazendo o maior fuzuê (Buzz Marketing) por intermédio de veículos de comunicação (mídia) e tecnologias da informação e comunicação (tic).

Este é o segredo do sucesso dos norte-americanos: união. União e complementação entre Porra Loka, Investidor, Administrador e Marketólogo / Vendedor.

Como diz o velho ditado, a união faz a força. E eu digo: a união poderá fazer o sucesso.

Sim, a união poderá fazer o sucesso como também poderá não fazê-lo, por diversos motivos - cognoscíveis e incognoscíveis.

Este é o significado do ideograma japonês SEIKOU, formado pelas letras SEI e KOU. SEI significa realizar e KOU, obra.

domingo, 12 de setembro de 2010

TRES METAS FACTÍVEIS
DE
SUSTENTABILIDADE

Acesse pelo link abaixo e compre por apenas R$ 28,00
http://www.agbook.com.br/book/29071--TRES_METAS_FACTIVEIS_DE_SUSTENTABILIDADE_
Palavras-chave: Administração do Bem-Estar Social, Ético e Ecológico; Administração da Infra-Estrutura; Análise de Riscos Sustentáveis; As Quatro Funções Básicas e Fundamentais do Estado; Auto-Conhecimento e Auto-Direção; Bem-Estar Geral e Paz Universal; Controle de Natalidade; Desenvolvimento Sustentável; Ecosfera; Ecological Footprint; Educação e Ensino; Metas Sustentáveis; Papel da Comunidade; Papel do Estado; Papel do Individuo; Papel da Sociedade; Pegada Ecológica; Qualidade de Vida; Realizações Sustentáveis; Redes Sociais Sustentáveis; Selva do Mato e Selva de Pedra; Superpopulação Humana; Sustentabilidade; Urbanização.

Em 27 de agosto de 2010 Koiti Egoshi marcou mais uma grande vitória, publicando mais um livro seu. Desta vez, Três Metas Factíveis de Sustentabilidade. Neste livro Egoshi propõe Três Metas Factíveis de Sustentabilidade desde já! Porque senão, seremos esmagados pela Pegada Ecológica da crescente superpopulação sufocante do planeta Terra!

Primeira Meta Factível: MULHER GERAR NO MÁXIMO UM FILHO! Acredite se quiser, assim a população decrescerá!

Segunda Meta Factível: PERMITIR NO MÁXIMO 10% DE URBANIZAÇÃO! Sim, ainda temos uma margem de segurança para aumentar cidades de seus atuais 3% de ocupação de terras para 10%!
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Terceira Meta Factível: PERMITIR NO MÁXIMO 20% DE AGROPECUÁRIA! Também temos um certo conforto de poder expandir os atuais 12% de terras ocupadas por agropecuária, para 20%!

Como se percebe, a Sustentabilidade é bem factível sem muito sacrifício - desde que desde já, cada um faça a sua parte de forma consciente, efetivamente administrando as Três Metas Factíveis de Sustentabilidade!
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O mestre de design Márcio Dupont chama essa sustentabilidade de Sustentabilidade Realista. Confira em: http://marciodupont.blogspot.com/.
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Aproveitando o ensejo, dentre outros posts muito interessantes, Márcio Dupont nos apresenta um excelente post sobre Design Humanitário - de forte conotação sustentável e procura ser ecologicamente correto. Confira em http://www.bdxpert.com/2010/08/30/uma-reflexao-sobre-o-design-humanitario-e-o-imperialismo/.

domingo, 5 de setembro de 2010

STAY HUNGRY! STAY FOOLISH!

O que realmente Steve Jobs quis dizer é:

TENHA FOME EM EMPREENDER! SEJA UM PORRA LOKA!

UM PORRA LOKA

HMBT_ORG – http://www.hmbt.org/tag/nerd-day/


É isso que realmente Steve Jobs quis dizer com Stay Hungry! Stay Foolish!


Tenha Fome em Empreender!

Tenha fome em criar!

Tenha fome em fazer acontecer!

Tenha fome em botar a mão na massa para obter resultados sensacionais!

Tenha fome por CHA – Conhecimentos, Habilidades e Atitudes arrebatadoras!


Seja um Porra Loka!

Seja uma criança! Dê vez para seu coração se manifestar!

Deixe de ser um (a) Maria vai com as outras!

Seja diferente dos (as) outros (as) e desenvolva seu Diferencial Competitivo!

Aprenda a levar e assimilar porrada na vida!

Levante-se e vá à luta!

Seja um Líder! Desenvolva seu Jeitão de Ser Triunfante!