Anúncios Adsense

Pesquisar este blog

O Maravilhoso, Fascinante e Fantástico Mundo do Egoshi

Seja Bem-Vindo! Seja Bem-Vinda!



sexta-feira, 12 de agosto de 2016


AFINAL DE CONTAS, EXISTE DIFERENÇA ENTRE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO???
Copyright @ Koiti Egoshi, 16 de Fevereiro de 2015  
Todos os Direitos Reservados – Permitida a Cópia desde que citada Esta Fonte       



A resposta é um sonoro SIM!!!

Deixem-me explicar sistematicamente.

Etimologicamente (de Etimologia – a Ciência da Origem e do Significado das Palavras) a palavra Gestão vem do latim “gestio” que significa “ato de administrar, de gerenciar”, e de uma outra palavra latina, “gerere”, que significa “levar, realizar” (ORIGEM DA PALAVRA, 2015). Segundo Kanitz (2015), “Gestão vem de Gesto, Gesticulação”. “Gestores eram aqueles que gesticulavam, que apontavam com o dedo indicador 200 anos atrás onde o carregamento de alimentos deveria ser deixado ou estocado” (KANITZ, 2015).

A maioria entende Gestão como sinônimo de Administração que vem do latim “ad minister” que significa “direção para subordinação” (CHIAVENATO, 1983, p. 6).

Porém, Gestão não é exatamente sinônimo de Administração. É menos. Porque Administração é mais. Mais abrangente: Administração é Ciência, Escola e Profissão – também um Conjunto de Gestões.

Gestão é menos. Menos abrangente: Gestão é mais operacional. Mais operacional, dentro da Administração que é mais abrangente. Dentro da Administração, temos os mais variados métodos, técnicas e ferramentas para administrar os mais diversos e específicos ramos de atividades humanas.

A esse conjunto de atividades reunindo métodos, técnicas e ferramentas, para administrar os mais diversos e específicos ramos de atividades humanas, atribuímos o nome de Gestão.

Exemplos de Gestão dos mais diversos e específicos ramos de atividades humanas: Gestão Comercial, Gestão Contábil-Financeira, Gestão da Informação, Gestão de Logística, Gestão de Marketing, Gestão de Projetos, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Redes de Computadores em Rede Internet, Gestão de Segurança da Informação, Gestão de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) etc. 



Referências Bibliográficas

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. São Paulo: McGraw-Hill, 1983.

KANITZ, Stephen. O Verdadeiro Significado da Palavra Gestão. Disponível em <http://blog.kanitz.com.br/significado-palavra-gestao/>. Acesso em 16 fev 2015. 

ORIGEM DA PALAVRA. Gestão. Disponível em <http://origemdapalavra.com.br/site/palavras/gestao/>. Acesso em 16 fev 2015.

Nenhum comentário: