Pesquisar este blog

O Maravilhoso, Fascinante e Fantástico Mundo do Egoshi

Seja Bem-Vindo! Seja Bem-Vinda!



quarta-feira, 2 de março de 2011

SER CHEFE É O MESMO QUE SER LÍDER?
Copyright @ KoitiEgoshi, 2004
Copyright @ KoitiEgoshi, 2007 – Versão 2.0
Copyright @ Koíti Egoshi, 2 de março de 2011 – Versão 3.0 
Todos os Direitos Reservados
permitido o Uso desde que citada esta Fonte 



 Ser Chefe
Fonte: Mary J. Barnett (2011)  


 
Ser Líder
Fonte: Felício (2011)


Não, não é.

Deixe-me explicar, sistematicamente.     

Leigos em Administração tratam chefia e liderança como sinônimos entre si. Não, não são sinônimos entre si – são duas coisas distintas, e muito diferentes entre si. Pelo menos no que tange às propriedades, às características e aos atributos profissionais no mundo dos negócios.

Mesmo alguns autores de Administração confundem o significado de uma coisa e outra. Até publicações do mundo dos negócios (e pasmem, dicionários!), chamam de líder àquele que está no topo e na dianteira no mercado competitivo.

Aqui, faremos uma distinção técnica que é necessária, entre ser chefe e ser líder.

Como bem fundamentou Fayol no seu Segundo Princípio Geral de Administração, chefe ou “autoridade consiste no direito de mandar e no poder de se fazer obedecer” (FAYOL, 1981, p. 45-46). Em outras palavras, chefe ou autoridade é formal e burocrata – contratado pela empresa para “mandar e no poder de se fazer obedecer” (FAYOL, 1981, p. 45-46) – sob delegação do seu superior, que contrata o chefe de acordo com perfil exigido e estabelecido na Descrição de Cargo e Funções, para exercer um poder formal e objetivo em nome da empresa. 

Enquanto chefe é formal, líder é informal, com poder subjetivo de carisma, de um indivíduo sobre outros. Carisma é magnetismo pessoal – próprio de um indivíduo que feito ímã, atrai outros que se sentem bem e seguros, com a sua presença e o seu apoio. Na realidade, você e outros apóiam e carregam o líder na direção que ele indicar. Calma, se você não nasceu com carisma, pode criar um jeitão seu de ser carismático. Aguarde mais um pouquinho que estou escrevinhando um livro tratando disso também, dentre outros assuntos deveras interessantes para você que quer ter sucesso e ser feliz.

Portanto, chefe e líder se complementam. Você como autoridade da empresa, tem obrigação de atuar como chefe – você foi contratado, e é pago para comandar subordinados (de cima para baixo / top down) e responder aos seus superiores (de baixo para cima / bottom up), sobre as atividades empresariais.  E aí, no seu exercício de chefe, é desejável que você atue com uma certa liderança. Certa liderança, que contribua para a conquista dos objetivos empresariais – e não aquela liderança, que seja prejudicial para a empresa.

Concluindo: é obrigatório que você sempre exerça a chefia, e desejável que atue com liderança pró-ativa para a empresa. Em outras palavras, empresa espera que você seja um camaleão. E se tiver que escolher entre exercer chefia ou liderança, escolha a chefia

Camaleão
Fonte: Mazungue (2011)

Agora sim, você começa a entender, porque aqueles indivíduos que são tão somente burocratas e yesmen fazem sucesso nas empresas em geral.

Vá em frente, com seu jeitão de ser camaleão!

Boa Sorte, camaleão!
Referências Bibliográficas

FAYOL, Henri. Administração Industrial e Geral. São Paulo: Atlas, 1981.
FELÍCIO, Willian Lira. Estória das Histórias. Disponível em http://ew-willianlira.blogspot.com/2011/01/para-ser-lider-e-preciso-estar.html. Acesso em 2 mar 2011.
MARY J. BARNETT MEMORIAL LIBRARY. Library Board Meeting. Disponível em www.guthriecenter.lib.ia.us/archive/2008/10/boardmeeting. Acesso em 2 mar 2011. 
MAZUNGUE. Fauna Africana. Disponível em http://www.mazungue.com/angola/index.php?page=Thread&postID=69624. Acesso em 2 mar 2011.


  

Nenhum comentário: