Pesquisar este blog

O Maravilhoso, Fascinante e Fantástico Mundo do Egoshi

Seja Bem-Vindo! Seja Bem-Vinda!



domingo, 6 de dezembro de 2009

INTERNET, A FRONTEIRA FINAL

O espaço, a fronteira final... estas são as viagens da nave estelar Enterprise, em sua missão de cinco anos, para explorar novos mundos, para pesquisar novas vidas, novas civilizações... audaciosamente indo aonde nenhum homem jamais esteve! (Capitão James Kirk anunciando a estréia da nave interestelar NCC 1701 em 8 de setembro de 1966 nos céus dos Estados Unidos, rumo ao fascinante espaço sideral)

Esse intróito anunciava um novo mundo: uma Terra em Paz e uma Humanidade Feliz, porque enfim os povos inteligentemente se entenderam e deixaram sua hipocrisia, estupidez e ignorância de lado, para conviverem com a máxima tolerância uns aos outros. Uma época em que os humanos descobriram e conheceram extraterrestres. Enfim, terráqueos e extraterrestres harmoniosamente irmanados entre si, pregavam paz e o bem-viver, explorando novos mundos, pesquisando novas civilizações, audaciosamente indo onde nenhum homem jamais esteve. Mas como só o Bem existindo não tem graça nenhuma, os trekkers ao longo de sua jornada se sujeitam a uma série de problemas e aventuras emocionantes, até baterem de frente com os temíveis klingons que detonavam tudo que viam pela frente que não fosse do interesse deles.

Hoje a Terra ainda continua na Paz e na Guerra porque a Humanidade ainda vive na hipocrisia, estupidez e ignorância. Quem sabe até o Século 23 dos trekkers, como imaginou seu criador Gene Roddenberry (1921-1991), as guerras aqui na Terra sejam apenas páginas dos livros de história.

Entretanto, chegamos a um novo mundo, onde nenhum homem jamais esteve!

Navegamos hoje pelo Mundo Virtual em Rede, que coincidência ou não, começou a ser idealizada praticamente na mesma época em que Jornada nas Estrelas dava os seus primeiros passos. Um Mundo Virtual chamado Cyberspace ou Internet, paralelo ao Mundo Real que o construiu.

Um Mundo Virtual fruto do casamento do computador com a telecomunicação. Um Mundo Virtual que tende a realizar o velho sonho de Roddenberry e de todos nós: um mundo melhor, por qual lutamos incessantemente. Por que tende para melhor?

Porque se de um lado, permite cada vez mais em grande escala a comunicação, o compartilhamento e a produção em rede, de outro lado exige cada vez mais o entendimento e a compreensão entre os povos, para que estes justamente consigam usufruir os benefícios do Cyberspace.

Mas não podemos deixar de considerar que esse Mundo Virtual, além de ser paralelo, é uma réplica do Mundo Real, isto é: tem o lado bom e o lado mau, conforme a humanidade ainda discrimina entre coisas do Bem e do Mal. Da mesma forma que os trekkers deparam com os klingons, o Mundo Virtual é dos hackers e crackers, que fazem da Internet um Cyberspace repleto de emocionantes aventuras, tanto para aqueles que simplesmente assistem de fora, como àqueles internautas que adentram e navegam nele. É realmente fantástico, fascinante e maravilhoso esse Mundo Virtual paralelo. Mais esplendoroso ainda é vislumbrar os dois mundos, Real e Virtual, cada qual influenciando um ao outro sistemicamente. Como também não podemos omitir seu lado mais escuro e cinzento: o Mundo Real é cada vez mais dependente do Mundo Virtual e este, cada vez mais, virtualiza o Mundo Real. E esse processo é irreversível. Não tem como parar, nem voltar ao que era. Tem-se somente uma única alternativa: ir em frente porque ninguém quer ficar para trás.

Só nos resta então, efetivamente administrar tanto o Mundo Real quanto o Mundo Virtual para realizarmos o nosso sonho da Jornada nas Estrelas. Este é o convite que fazemos, para você adentrar ao nosso mundo repleto de emocionantes aventuras!

Bem-vindo ao emocionante Cyberspace dos Hackers e Crackers! Assista Guerreiros da Internet / Warriors on the Net:


video

Nenhum comentário: